COSTURANDO IDEIAS


Projeto: Costurando ideias,
Criação e confecção de diferentes peças e acessórios
                                                     Por: Maria Cecília Amaral   


costurando ideias
TECENDO TRANSFORMAÇÕES


O Projeto “Costurando ideias - Criação e confecção de diferentes peças e acessórios,” a partir de materiais alternativos, é uma ideia que tive a partir do meu trabalho de construção de figurinos com materiais reciclados, desde 2011.
Após o desenvolvimento de vários figurinos e adereços, comecei a criar pequenos acessórios com tampa de pet e retalhos que foram o ponta pé inicial para o que veio adiante.
 O Projeto Costurando Ideias tem o intuito de despertar o interesse nas pessoas em explorar diferentes formas  e  materiais na criação  de bijuterias, roupas e acessórios. 
A partir do fuxico é possível desenvolver vários tipos de peças, adereços, ornamentos. Explorando diferentes possibilidades e variações a partir do fuxico é possível ter um leque rico de criatividade, detalhes, cores, formas, texturas... para serem trabalhados na construção de bijuterias, decoração de bolsas e peças diversas feitas. Os fuxicos podem ser feitos a partir de retalhos, e desta forma há o reaproveitamento e reciclagem de restos de tecidos desprezados constantemente pela indústria têxtil, desde as grandes confecções a pequenos ateliês e oficinas, que há em grande quantidade em toda grande São Paulo.
Trabalhando com tampa de garrafa PET e de outras embalagens, é possível além de reciclar, produzir lindos enfeites, peças, brinquedos e adornos. Com este material, aliado a outros reciclados e aviamentos é possível reinventar um novo uso e transformação para reciclados que se acumulam cada dia mais em grande quantidade na capital paulistana. O lacre de alumínio, também é um material muito interessante, capaz de produzir peças e acessórios, dotados de beleza e sustentabilidade.
  Apostando nas ideias, escrevi alguns projetos, que foram contemplados por Ongs e Iniciativas públicas. Assim, desenvolvi oficinas de criação e construção de diferentes peças e acessórios com materiais reciclados como pet, lacre de alumínio, retalhos e tetrapak.
Os trabalhos iniciaram na ONG  Nova Geração, com oficinas no mês de dezembro de 2013 para jovens e crianças que estavam no abrigo da Ong. Em 2014, desenvolvi oficinas em comunidades carentes de SBC , para ASP- assessoria e pesquisa , ligada a Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo.  Ainda em 2014, fui convidada pelo Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo no bairro  Taboão - São Bernardo do Campo a desenvolver o projeto Costurando Ideias nos meses de abril à Novembro. No meio do ano, em julho participei do 27° Festival Cultural da UFSJ, ministrando oficinas do Costurando Ideias em Divinópolis - MG.
O projeto visa à construção de um processo artesanal e também incentiva a reciclagem e transformação de materiais a partir deste processo.
No atual contexto que vivemos com grande desperdício de materiais que poderiam ser transformados em arte, com a saturação do mercado de trabalho dependente de empresas automobilísticas e industrias de bens de consumo, com a dificuldade cada vez maior de matérias primas naturais, tendo em vista o grande desgaste que a natureza tem sofrido a anos pelo mau uso do homem e por fim com o crescente numero do desemprego em diversas regiões. Aponto o Costurando Ideias como uma alternativa, assim como a criação de diferentes cooperativas que utilizem o reaproveitamento de materiais desprezados e  valorizem o pequeno artesão. São iniciativas como essa, que constroem um mundo melhor. 
Segue abaixo algumas das minhas artes desenvolvidas com materiais alternativos e mais abaixo alguns registros de Encontros e Oficinas do COSTURANDO IDEIAS


  
Bolsas customizadas com fuxico  

bolsa sacola customizada com fuxico e pintura 



Pintura com carimbo de batata


camiseta customizada com pintura a partir de tinta e crepe e carimbos de batata


árvore de natal com fuxico

Quadro decorativo, porta coisas feito com disco de vinil e enfeitado com retalhos e aviamentos
 


Bijuterias ( colar, brinco, chaveiro e cinto) de lacre de alumínio e fitas, tiras de malha e fuxico
 
 
 
 
  
 
 
 
  

chaveiros e brincos de fuxico , tetrapak e tampa de pet




tiaras decoradas com fuxico, flor de fuxico e chapéu de pet


palhacinhos e bonecos de fuxico  e copo de yakut




porta-retratos customizados com fuxico e lacre de alumínio 
  

figurino inspirado na "arte com coisas e bugigangas" feito com diversos materiais reciclados ( guarda chuva, plástico de embalagem, jornal, tampa de pet,  botões, cabos quebrados de computador, CD, lacre de alumínio, fita, retalhos de malha.)

 
 
 



Fique abaixo com alguns registros dos trabalhos realizados nas oficinas COSTURANDO IDEIAS




















Nenhum comentário:

Postar um comentário